MISSÃO DO BANCO MUNDIAL FISCALIZA OBRAS DOS “QUICK-WINS”

Uma missão do Banco Mundial realizou um périplo, nas últimas semanas, pelos municípios de Pemba, Montepuez, Nampula e Nacala para aferir o estágio das obras de construção de empreendimentos de impacto imediato, vulgo “Quick-wins”, no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique, PDUNM.

A missão era liderada pela co-TTL do Projecto e incluía os presidentes, vereadores e técnicos dos municípios abrangidos no PDUNM, bem como especialistas da Unidade de Implementação.

A missão visitou as obras dos pequenos sistemas de abastecimento de água nos bairros de Chuíba e Mahate (Pemba), Pitimpine, Napai e Nacate (Montepuez), Muahivire e Muatala (Nampula) e Mathapue e Ontupaia (Nacala) cuja conclusão e entrega está prevista para os meses de Julho e Agosto.

Depois dos pequenos sistemas de abastecimento água, estão previstos “Quick-wins” de iluminação pública e de edifícios. Os primeiros perfazem uma extensão de cerca de 25 km de estradas nos 4 municípios e os segundos compreendem 19 infra-estruturas, entre escolas (10), centros comunitários (5), centros de saúde (2) e mercados (2), também nos mesmos municípios.